VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR - UMA IGREJA VIVA!

E FAZEI VEREDAS DIREITAS PARA OS VOSSOS PÉS, PARA QUE O MANQUEJA NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE, ANTES SEJA SARADO.







SEGUI APAZ COM TODOS, E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUEM VERÁ O SENHOR. Hebreus 12: 13-14.







quarta-feira, 30 de maio de 2012

Aumento do nível do mar está relacionado ao consumo de água

O consumo de água também é responsável pelo aumento do nível do mar, afirmam climatologistas. O estudo é da Universidade de Tóquio e foi publicado na revista científica britânica Nature Geoscience, no último domingo (20).
De acordo com o estudo, chefiado por Yadu Pokhrei, o nível dos mares aumentou 18 milímetros ao ano no período compreendido entre 1961 e 2003. As medições foram realizadas ao longo da costa por marégrafos, instrumentos que registram o fluxo e refluxo das marés.
As constantes pesquisas dos japoneses concluíram que esta alta está ligada à água extraída de lençóis freáticos e de lagos, utilizada para consumo humano. Inicialmente, o recuo do nível do mar era quase imperceptível. Entretanto, o fato de muita água ser retirada e quase nunca reposta, ela chegou ao limite do esgotamento.
"No total, o uso irracional da água subterrânea, sua captação nos reservatórios artificiais, o impacto das mudanças climáticas nas reservas terrestres de água e as perdas d'água em bacias fechadas contribuíram para uma elevação do nível do mar de 0,77 mm ao ano, em média, entre 1961 e 2003, respondendo a cerca de 42% da alta observada", avaliou o estudo.
No relatório divulgado em 2007, já constatava que as emissões de gases estufa provenientes de atividades humanas são responsáveis pelo aquecimento global, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) também calculou que o nível dos oceanos aumentaria de 18 a 59 centímetros até o fim do século XXI. Porém, este cálculo ainda não deve representar o problema completo, pois não levou em consideração o potencial do derretimento do gelo, o que pode ameaçar algumas cidades costeiras e deltas, caso a tendência atual de aquecimento se mantenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRINSERV INFORMÁTIC@